terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Língua nossa de cada dia

Notícia do Jornal Hoje, Rede Globo do dia 24/01: "Empresas não conseguem contratar pessoas qualificadas por causa da Língua Portuguesa"
É realmente um absurdo ouvir uma coisa desse tipo. Foram entrevistadas 8.320 pessoas - 48% foram reprovadas e apenas 1,9% conseguiram acertar as 30 palavras de um ditado.
É culpa da Educação? Em termos.
Hoje está tudo muito rápido, muito fácil, muito mastigado. Deu um clic, pronto, tudinho na tela, só imprimir.
A tecnologia é um grande avanço, um aliado, mas se o cérebro não trabalhar a seu favor, não funciona.
Ler, ler, ler, ler é a única solução.
Me lembro que quando cursava o primário, o ginásio, o colegial, éramos obrigados a ler 2 livros por bimestre. José de Alencar, Machado de Assis, José Lins do Rego, Guimarães Rosa, etc. E não era só ler, tinha prova oral e prova escrita, ou seja, não tinha escapatória. Tinha que ler e entender.
O que mais se ouve é:
- Os pais tem que incentivar, os professores tem que incentivar, mas não é bem por aí.
Acho que esse incentivo está no DNA das pessoas. Ou você gosta de ler ou não. Se fosse todo esse incentivo, todos os filhos de educadores seriam leitores. E não é o que acontece.
Navegando pela Internet, em qualquer espaço livre para fazer comentários, os erros são "gritantes". Frases sem nexo, sem pontuação, você lê e não consegue raciocinar o que a pessoa quis dizer com aquilo, uma aberração.
Agora, com a tecnologia, Ipad, Iphone e todos os "Is" inventados, será que os jovens, em sua maioria, vão simplesmente ler?
Já tentaram, sem sucesso, acabar com a profissão de jornalista, agora assassinam à queima-roupa a nossa Língua Portuguesa - poderia muito bem ser Língua Brasileira.
Tenho medo de imaginar onde isso vai chegar.
Já inventaram robô com sentimentos e feições humanas, e não deve faltar muito pra inventarem um robô que pense e raciocine como um ser humano.
Aí sim, é o final dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!