quarta-feira, 27 de junho de 2012

Rio +20 e mais despesas


Para quem não acompanhou, se quiser, clique no link da Band para saber o que significa o tema.

Não sei quantas mil pessoas, não sei quanto de lucro, mas os gastos foram imensos, enormes e os desvios também, com certeza.

Será que vai resolver alguma coisa? Tenho para mim que não, nada vai mudar. Não estou sendo pessimista, mas uma mudança como estão querendo com o desenvolvimento sustentável do planeta, depende de cada um e não de alguns engravatados que trabalham em salas refrigeradas e ficam sentados em cadeiras macias, e contam com uma legião de subordinados à seu mero dispor.


Por que não investem esse dinheiro todo em educação, para ensinar desde pequenos os futuros cidadãos? Ah, mas aí o povo vai ficar instruído demais, e as regalias vão acabar porque povo inteligente sabe escolher quem vai contratar para administrar nosso país. Então é muito mais viável e fácil, reunir todo mundo, escoltar todo mundo até com o FBI e atiradores de elite, do que correr o risco de perder toda essa mordomia.


Num ponto é bom porque, com a Copa e Olimpíadas que estão chegando, o Brasil vira foco do mundo, e com certeza, muitos investidores aqui se instalarão, e muitos empregos virão e isso é bom. Mas até acontecer isso, muito dinheiro jogado pelo ralo da casa e na conta de alguns poucos que o povo, a grande massa, contratou ou vai contratar para governar nosso amado, idolatrado, salve, salve... oh Brasil!


Quando anunciaram que o país da Copa e das Olimpíadas seria aqui, eu vibrei de alegria, porque não via somente o desperdício do dinheiro, mas vi crianças procurando um esporte, vi patrocinadores, vi esperanças para muitos, vi esforços de uma comunidade inteira em se empenhar para se tornar um possível atleta a brilhar em sua própria casa. Mas parece que brasileiro não tem jeito mesmo! Vão deixar tudo para a última hora e depois lamentar não ter um patrocínio. Oras, mas não se pode depender só de patrocínio. Tem que suar a camisa, honrar o sonho, não desanimar e principalmente, não ficar tão dependente de terceiros para poder se destacar de aluma forma. Quantos atletas começaram do nada, sem nada e chegaram lá no topo? E agora podem até escolher o patrocínio?

Voltando ao Rio +20, é esperar para ver o que vai acontecer. No meio do caminho os governantes deixam os cargos e outros entram; e até engrenar de novo, já será o fim de seu mandato também. E tudo vira uma bola de neve. Mesmo o Brasil sendo tropical, o que não falta aqui é bola de neve.

Alguém tem alguma coisa a acrescentar? Gostaria de saber a opinião de vocês.

7 comentários:

  1. Oi Clara!
    Bela reflexão! Também sou a favor que todo o dinheiro fosse investido na educação, mas isso não acontece. Aqui na Paraíba, precisamente na capital, assistimos essa questão de patrocínio a todo instante. Atletas e seus treinadores fazendo de tudo prá juntar grana para que os mesmos possam competir fora, tudo por falta de patrocínio. É uma vergonha!

    Bela reflexão! bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Clara, clareou!

    Ontem vi Ana Maria Braga, mostrando um mimo que ganhou da Rio +20, e que a Presidenta Dilma presenteou os chefes de Estados, não acreditei no que vi! imagem do pão de açúcar, estilizado em acrílico, é o tal do plástico que suja tanto o planeta, dentro do "elefante branco" parecia ser flores e plantas, fico imaginando qual o futuro deste mimo...

    Pensei em escrever sobre, porém a decepção é tanta que até desanimei!

    Tenha um ótimo dia Bella!

    ResponderExcluir
  3. clara, ana e quem mais chegar... é isso ai... rio+20 um dialogo que nao sabemos onde vai dar, ou sabemos... eu confesso que eu queria acreditar mais... queria mesmo, mas nao consigo. abraços do lado de ca - lamarque

    ResponderExcluir
  4. KKK...Gostei da bola de neve no final!É bem o nosso país!Eu tb não botei fé nesse congresso do Rio,porque já foi falado tanto a respeito e se olhar ao redor,na própria cidade do Rio, não cumprem as metas ecológicas prometidas.Copa do mundo tb já não boto fé,é nosso dinheiro tb indo pelo ralo!...rss...menos reunião e mais ação é o que precisamos para voltar a acreditar nesses politicos!Ótima sua cronica!bjs,

    ResponderExcluir
  5. Oi Clara!
    É verdade, não considero pessimismo não acreditar neste blá-blá-blá, é um certo descrédito para com os governantes, gestores de maneira geral. Compartilho dele com você. Esta é uma campanha que depende de cada um de nós.
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Oi Clara,
    repito o que escrevi lá na Luma: essas conferências mundiais de (in)sustentabilidade me parecem cheias de intenções mas vazias de praticabilidade. Começando pela poluição que todos os respresentantes de Estado fazem ao se dirigir para um único local, + as toneladas de papel gastas em relatórios escritos, ar condicionado, etc. Acordos que provavelmente não vão ser cumpridos, inclusive porque as grandes potências não estão nem aí! E mesmo que cumpram no seu próprio pais, depois vão fazer lixo nos paises em vias de desenvolvimento."

    Me arrepia todos esses Mega Eventos: Rio +20, Copa, Olimpiadas. Será que eles ainda não se deram conta que o petróleo vai acabar? Concerteza a solução passaria por ficarem sossegadinhos nos seus paises e fazerem video conferências em vez de viajarem de avião para o outro extremo do mundo.
    Beijinho verde.
    Rute

    ResponderExcluir
  7. E você já viu algum gasto público no Brasil, que não tenha tido desvio?

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!