segunda-feira, 21 de abril de 2014

(Des)família


Faz um ano e quatro meses que meu irmão se foi. Até hoje não nos acostumamos com essa notícia. Temos a impressão de que ele vai entrar pela porta a qualquer momento com aquele sorriso de orelha a orelha...

Ontem fui à casa de meus pais e meu irmão morava na casa em frente. Cheguei e antes de entrar fiquei olhando a casa... Tão estranho ele não estar lá. Outras pessoas morando, a casa de uma outra cor, o fusca não estando na garagem... Triste. E na casa de meus pais ainda tem o quarto que era dele, com todas suas coisas, intactas. Respirei fundo e fui pensar, na varanda, nos fundos da casa.

Depois almoçamos e minha mãe colocou um vídeo antigo pra assistirmos. Da família. Um vídeo de mais de vinte anos.

Meu avô, minha avó... Que saudade de minha avó, parecia que estava vendo-a por perto. A família toda reunida, mesa farta com panelões, tigelões e uma baciada de macarronada, que delicia que era! Crianças correndo, hoje todos adultos e com suas crianças, Uma oração antes da refeição, votos de felicidades, de união, de amizade, de fartura... E tudo acabou!

Passou o tempo e cada um foi cuidar de sua vida. Meus avós faleceram e a base desmoronou. Não existem mais essas reuniões. Agora cada um faz sua reunião; os filhos de meus avós que agora são avós é que são a base de suas famílias.

Me vi no vídeo, tão novinha, magrinha... Ui!

Vi meu irmão, ainda moleque...

E me deu mais agonia ainda... Passou tão rápido e tudo se modificou. Daqui a pouco e tomara que não seja tão daqui a pouco serei eu a avó com meus filhos e netos, e serei a base deles...

Passa tudo muito rápido, dá até medo...

A gente fica pensando que vida é essa que começa e termina sem anunciar? Modifica, regride, progride... Briga, chora, reza... Abraça, compartilha o alimento... E acaba.

E Jesus renascendo na Páscoa, em todos os lares, em todos os corações, levando esperanças, harmonia, caridade, carinho, atenção...

Não foi um dia fácil... Mas foi. Isso é o que importa.

Uma ótima semana pra todos!





6 comentários:

  1. Um dia realemente intenso em emoções pra ti! Mas foi legal, por um lado! Reavivar memórias, remexer...beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Clara, realmente não é fácil a gente ver fotos e vídeos antigos onde toda a família se reunia feliz e observar: esse já foi, esse também, aquela não está mais entre nós e por aí vai. A saudade é grande sem dúvida. Mas essa é a lei da vida e a gente precisa aprender a rever os entes amados com uma saudade boa. Uma ótima semana pra você. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Clara, ainda bem que pode recordar momentos felizes, para proporcionar à sua família algo bom de lembrar. A saudade é boa para nos dar base, sem ela não conseguimos plantar. Que seja sempre muito abençoada, abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  4. Oi Clara, a vida é mesmo assim, começo, meio e fim! (rima intencional) Mas que dá uma nostalgia, ah, isso dá. Sei muito bem, a avó agora sou eu! E o tempo vai passando... stop, não falo mais, rsrsrsrs! Mas o lado bom é que ficam as fotos, e filmes pra gente recordar. Bjs
    Blog da Marli

    ResponderExcluir
  5. Pois é Clara, lendo seus sentimentos, me coloquei a lembrar da familia que aos poucos vai se reduzindo na fonte e recriando laços. As saudades das reuniões, as lembranças mais sagradas estão sempre a nos fustigar e vem uma saudade muito doída mesmo. Somos um barril de saudades movidos por estas lembranças, que nos acompanham pela vida.
    Que seja Pascoa em seu coração e que as lembranças se amenizem e veem em forma de alegria de ter tido tudo isto.
    Meu abraço com carinho.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Clara Lúcia. Nenhuma perda é fácil, sei muito bem o que está passando, pois eu perdi pai, avó e mãe, nessa ordem mesmo. É uma tristeza que não terminará, uma saudade que não cessará.
    Acredito é que devemos seguir em frente lembrando dos momentos bons que passamos ao lado de quem amamos, pois é a única saída para não adoecermos em vida.
    Não é fácil, nunca é e nem será.
    A missão do seu irmão foi cumprida aqui na Terra, ainda que não entende, mas foi.
    Tenha uma abençoada semana de paz!
    Beijos na alma!
    Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!